Balanço DW! São Paulo Design Weekend 2016

 

 

O DW! São Paulo Design Weekend, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de agosto, registrou momentos importantes para o mercado e reafirmou sua posição como o maior festival de design urbano da América Latina. Idealizado por Lauro Andrade, diretor da SUMMIT-PROMO, com curadoria e co-curadoria dos jornalistas Clarissa Schneider e Simões Neto, respectivamente, o DW! celebrou 5 anos em grande estilo com mais de 300 ações simultâneas pela cidade.  

As novidades propostas para 2016 foram além das expectativas. Foi assim com o bairro Pinheiros, por exemplo, eleito o novo Design District que reuniu 13 marcas dispostas a apresentar o melhor do design que a região tem para oferecer. A marca Acierno, por exemplo, transformou o showroom em um mix de atrações entre mostra de decoração, galeria de arte e exposição com criação de jovens talentos.  

O universo da moda foi um dos pontos alto deste ano. A mostra Modernos Eternos, por exemplo, homenageou a icônica Costanza Pascolato em sua 3ª edição realizada no shopping Cidade Jardim. As marcas Breton, EcoSimple e Fom também apresentaram coleções com peças assinadas por renomados estilistas.  

O regionalismo foi outra forte tendência vista em exposições como Afluentes realizada pelo Design Armorial no showroom da Legado Arte e À Moda do Mula Preta, da dupla Felipe Bezerra e André Gurgel, que inaugurou o espaço Marché Expérience. Ambas figuram duas das muitas ações da icônica Alameda Gabriel Monteiro da Silva, que concentrou boa parte das atrações do festival em mais de 40 lojas.  

Além de tantos lançamentos de produtos e mobiliário espalhados por diversos pontos de São Paulo, houve também lançamento de escola. O DW! foi o momento escolhido para a abertura da EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas e suas muitas disciplinas direcionadas à economia criativa. Nomeada o QG do evento no Design Distritc Vila Madalena, a EBAC agitou a região com uma programação intensa de palestras, exposições e o lançamento de livro In Nature We Trust, do designer croata Marko Brajovic.  

Por falar em estreia, o mercado ganhou sua primeira feira própria: High Design - Home & Office Expo, um dos eventos âncoras do DW!. Com proposta de tornar-se o principal acontecimento internacional de design em mobiliário da América, a feira registrou uma visitação superior a 14 mil profissionais, incluindo os seus eventos simultâneos, Greenbuilding Expo e o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores. 

Ainda tiveram momentos voltados para palestras com quem entende do assunto, como Marva Griffing, fundadora e curadora do Salão Satélite em Milão, que aceitou o convite do Centro Universitário Belas Artes e Docol para vir ao Brasil. Palco de muitas homenagens, o DW! teve uma festa para chamar de sua pelos seus 5 anos. Com curadoria de Marcelo Lopes, a exposição “Design é ...” ocorreu na sede do IED – Istituto Europeo di Design e reuniu citações de 200 personalidades que ajudaram a construir a história do festival.  

 

Quer baixar o arquivo com todos os resultados do DW! 2016, acesse: Download 

DW! São Paulo Design Weekend já tem data confirmada para o próximo ano: 09 e 13 de agosto de 2017. 

 

 Por Brisa Moura

 

 

 

 

REALIZAÇÃO

APOIO